Terapia cognitiva - Um panorama

O diagnóstico de "Distúrbios de desempenho do cérebro" muda a vida. Principalmente quando atinge a pessoa e sua família de repente e no meio da vida. Existem várias causas para esses distúrbios: AVC, TCE (por exemplo, após um acidente ou um tumor), doenças como a esclerose múltipla ou demência, mas também doenças psíquicas ou distúrbios comportamentais na infância. Muitas vezes, a memória, habilidades de concentração, reação, orientação espacial, linguagem e ou visão são afetados.

Um distúrbio da atenção, na maioria dos casos, indica que o lóbulo frontal do cérebro está danificado. Pessoas com distúrbios de atenção, muitas vezes se queixam de dificuldades de memória e cansaço, mas também sobre o fato de que eles podem ser facilmente distraídos. Muitas vezes essas pessoas são acusadas de deixar-se levar ou de mostrar pouco esforço. Na vida cotidiana um distúrbio da atenção aparece no fato de que a pessoa em questão, por exemplo, não consegue ler uma tabela de horários de ônibus ou acompanhar uma conversa.

Para uma pessoa com um distúrbio de memória o processo durante o desempenho da memória não funciona: Primeiro a informação deve ser percebida, em seguida é processada e armazenada no final. E quando as informações são necessárias mais tarde, ela é acionada novamente.

Distúrbios das funções executivas são na sua maioria resolvidas no lobo frontal do cérebro. Tais danos, na maior parte dos casos, dizem respeito ao sistema motor, habilidades sociais, emocionais, linguísticas e cognitivas. Pessoas com distúrbios das funções executivas muitas vezes mostram pouco interesse em seu próprio ambiente e não estão conscientes da sua doença. Eles têm problemas em planejar uma ação e muitas vezes esquecem o que supostamente deveriam fazer no meio da tarefa. Eles também têm muitas vezes dificuldades para mostrar flexibilidade e tem tendências a negligenciar a comunicação e a nutrição.

Pessoas com distúrbios do campo visual têm muitas vezes os olhos absolutamente saudáveis. O distúrbio se encontra em ambos os caminhos visuais que funcionam como a conexão entre os olhos e o cérebro. Porque os nervos são muito longos e estendem quase através do cérebro inteiro, a chance é muito elevada de que, com um dano do cérebro, também o campo visual seja afetado. Isso pode afetar apenas uma pequena parte do campo visual, mas também um lado inteiro ou mais. Com tal dano é impossível para a maioria das pessoas afetadas ler um livro ou um texto em geral.

A coordenação da percepção visual com o sistema músculo-esquelético é chamado de "habilidade motora Visual". Por exemplo, a coordenação olho-mão é difícil para pessoas com perturbações da capacidade do sistema motor visual, uma vez que é parte das funções motoras sensoriais. A habilidade motora Visual caracteriza a qualidade da captação e processamento de símbolos visuais, bem como a capacidade de sua capacidade de coordenação motora. A capacidade de percepção visual intacta a coordenação olho-mão adequada são a base.